domingo, 11 de julho de 2021

De repente estava na Eslôvenia!

    Acho que não é surpresa para ninguém, que adoro viajar! Também gosto muito de planejar a viagem. Já começo a "viajar" no pensamento, quando escolho o local, o que vou fazer, onde vou ficar e asssim por diante. 

    Porém, estava em uma situação de vida difícil, tinha um congresso para ir e recebi um convite de uma amiga para viajar depois do congresso. Tudo organizado e escolhido; eu só precisava ir. Foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido naquela ocasião, e de repente eu estava num carro alugado indo em direção à Liubliana, sem saber bem o que esperar. 

    A viagem por si só já foi um acontecimento. Saindo de Munique e com uma parada estratégica em Salzburgo (contei no post anterior), fomos cruzando a Austria e suas montanhas. 

Meu trajeto cruzando a Austria para chegar em Liubliana

Cruzando a Austria de carro

Paisagem das montanhas durante o trajeto

    A chegada à Liubliana foi no começo da noite e a estadia lá foi de 3 noites, tempo programado para conhecer a capital da Eslovenia, e também Bled.

    A hospedagem foi no Hotel Nox (Celovska Cesta, 469). Gostei muito da localização. Na avenida de entrada para o centro da cidade, com trasporte público na porta, de fácil acesso às rodovias. Estava fazendo essa viagem de carro, então isso conta. O hotel Nox é um hotel boutique, com 34 quartos, com decoração diferente em cada um, feita por designers eslovenos. Eu fiquei num quarto chamado DANDELION (que significa dente-de-leão). Confortável, com uma decoração bem diferente. Amei a mensagem pintada na parede (veja na foto abaixo)! O café da manhã também era muito bom (esse é sempre um ponto importantíssimo para mim).


Meu quarto no Hotel Nox que se chama Dandelion

    Bom, vamos falar sobre Liubliana! Já existia nessa localização um assentamento romano, mas as primeiras referências à Liubliana datam de 1144, sugerindo uma origem celta, cercada de lendas sobre dragões. Não é a toa que o dragão é o símbolo da cidade. E apesar de ser a capital da Eslovênia, é uma cidade pequena, com uma atmosfera alegre e romântica!

Mapa do centro de Liubliana - a maioria das atrações está dentro do círculo ou seja estão a 5 min a pé da Praça Preseren, o ponto de encontro para conhecer a cidade.

    Ela é cortada pelo rio Liublianica, uma referência para os passeios na cidade. De um lado fica a parte mais moderna com o centro comercial e político e do outro a cidade antiga e o castelo. O rio faz uma curva, e tem suas margens repletas de bares, restaurantes e lojas. De dia é um lugar super animado e cheio de gente e à noite tem um clima romântico com luminárias, mas com muita gente também.

Margem do rio do lado da cidade antiga. Muita gente caminhando, muita gente comendo e se divertindo.

Começando a acender as luminárias para o anoitecer na margem do rio (lado da cidade antiga). Ainda tem muita gente circulando, mas o clima fica mais intimista e romântico. Ao fundo a igreja franciscana e sua pintura cor de rosa.


    Para iniciar o passeio por Liubliana, o local mais indicado que serve de ponto de encontro para os turístas é a Praça Preseren, do lado novo, mas bem na margem do rio Liublianica. Pelo entorno da praça e por toda a cidade velha do outro lado do rio, o trafego de veículos é proíbido. Pode-se usar bicicleta ou carro elétrico, mas a melhor maneira de desbravar a cidade é a pé mesmo. Lembrem: as atrações todas estão no máximo a 5 minutos de caminhada. Vale a pena porque você vai curtindo o clima dessa cidade que é maravilhoso. Para chegar à praça, conheça um pouco os arredores dessa parte mais nova da cidade; também vale a pena! Dá para conhecer por exemplo o Museu Nacional da Eslovenia, o Museu de Arte Moderna e o Parque Tivoli. Talvez esses sejam locais para mais tempo de estadia ou retorno em outra ocasião porque com certeza você vai se apaixonar e querer voltar! Também é desse lado que estão as lojas maiores e de marcas internacionais.

Edifício todo decorado próximo à praça Preseren.

    Chegando à praça, você vai ver uma grande estátua, do poeta esloveno que dá nome à ela - France Preseren. Nessa praça tambem fica a Igreja Franciscana da Anunciação com sua pintura rosada, visível de vários pontos da cidade.

A estátua do porta além de ponto de encontro funciona como ponte de descanso também!

Igreja Franciscana da Anunciação na Praça Preseren.

Detalhe da fachada da Igreja.

    A praça fica na margem do rio e nela fica uma das várias pontes que ligam esse lado à cidade velha. Por ligar à parte mais central da cidade velha, é a mais usada pelos turistas. Ela tem um formato triplo, o nome é Triple Bridge (Tromostovje); na verdade são tres pontes separadas mas com acesso único. A central para veículos (hoje proibidos de circular) e as duas laterais para pedestres.

Ponte tripla - vista de sua parte central mais larga )era para veículos). Ao fundo, o castelo de Liubliana


    Atravessando para o lado mais antigo, a atmosfera dos diversos bares e restaurantes na margem do rio já vai te chamar para uma pausa nos passeios! Um drink num desses bares, é tudo de bom! Eu fui no início de setembro, então estava um clima maravilhoso!
    Nessa margem também existem piers e operadoras com passeios turísticos de barco pelo rio Liublianica. Já que o rio corta a cidade e há várias pontes interessantes para se ver, essa é uma boa pedida, para conhecer a cidade de um angulo diferente. Você compra o ticket, tem um horário certo, e você fica esperando sua vez num dos bares próximos. Eles te chamam na hora, que tal? Eu fiz o passeio, mas confesso que ele foi mais longo do que eu gostaria, indo até uma parte mais longe do centro histórico, que com ida e volta, diminui consideravelmente a animação do passeio. A parte de ver as pontes e saber de suas histórias foi bem boa. Além da Triple Bridge, vimos a ponte dos Açougueiros, que hoje é a ponte dos cadeados do amor, a ponte dos Sapateiros e a ponte do Dragão, símbolo da cidade.
Ponte tripla e a Igreja Franciscana vista no passeio de barco

O visual é muito bonito e o passeio serve para descansar se estiver andando há um tempo pela cidade

Ponte dos Açougueiros vista mais de longe

Vista do Mercado Central durante o passeio de barco.



Passeio de barco pelo rio Liublianica

Detalhe da Ponte do Dragão

A ponte do Dragão liga a parte nova ao Mercado Central, enorme, que vale uma visita e vai desde essas arcadas que aparecem na foto vista do rio até a praça Vodnikov que está bem em frente ao teleférico que leva ao Castelo de Liubliana, outra atração imperdível.

Praça Vodnikov e a feira ao fundo.

    Mas vou falar sobre o castelo mais no final desse post. Outra maneira de chegar ao teleférico é andando pelas ruas do centro velho. Foi o que fiz. Atravessando a Ponte Tripla já conseguimos ver em frente e no alto o castelo, mas tem muita coisa interessante antes de chagar lá. Logo em frente a rua Stritarjeva Ulica (ulica = rua), larga e cheia de movimento; no final a Fonte dos Tres Rios e a praça Mestni. No final da rua e olhando para a fonte, se seguirmos à direita, vamos ver a Prefeitura da cidade, um prédio muito interessante que pode ser visitado e mais adiante as praças Stari e Gornji. Essa é a parte realmente mais velha da cidade, que resistiu ao terremoto de 1895 no dia de Páscoa. O resto foi reconstruido. Voltando para a fonte e seguindo para a esquerda, andando mais um pouco, vamos ver a Catedral de Liubliana à esquerda. Oficialmente é a Igreja de São Nicolau. Tem um lindo interior barroco, mas a maior atração são as portas de bronze. Elas são recentes, de 1996, ano em que a Eslovenia recebeu o papa João Paulo II.  A porta central conta a história da Eslovenia e a lateral tem várias cabeças de bispos da igreja católica esculpidas numa homenagem ao longo tempo do cristianismo nesse país.

rua Stritarjeva com a Fonte dos 3 Rios ao fundo

Recantos da cidade velha
Lateral da Catedral de Liubliana

Detalhe da porta lateral da Catedral

    Andando um pouco mais chegamos na praça Vodnikov, com o mercado de rua e bem próximo, à direita a subida para o castelo. 
    Ele fica numa colina e você pode subir a pé, de carro ou de funicular. Acho essa a melhor opção, porque uma das melhores coisas desse castelo é a vista que temos da cidade e a subida de funicular já vai mostrar como será essa vista. A entrada do castelo + a ida e volta de funicular fica em 13 euros e inclui ainda entrada para a exposição sobre história da Eslovênia, Museu de Marionetes e Torre de obsservação. Estamos falando  castelo, mas na verdade é mais uma fortaleza medieval com torres, rampas e prisões. Muita coisa para ver! Quem viaja com crianças vai gostar muito desse programa.








    
A vista é muito bonita!


Pátio interno do castelo

Logo na entrada do castelo, podemos entrar na lenda e representar o dragão de Liubliana!

  Um detalhe interessante: aqui no castelo fica um restaurante famoso de comida eslovena - GOSTILNA NA GRADU. Eu não experimentei, mas fica a dica.

    Bom, depois de finalizar o passeio com o castelo (muitos começam por ele), só me resta voltar para a margem do rio e curtir o por do sol com musica ao vivo  e um clima romântico!   
Esses artistas de rua e suas músicas resumem bem o clima especial dessa cidade!

   DETALHES IMPORTANTES:
1. Para entrar e circular na Eslovenia de carro, é preciso um selo para colar no vidro chamado VIGNETTE. Custa 15 euros para circular 15 dias. Pode comprar nos postos de gasolina junto à fronteira.
2. Empresa do passeio de barco: LADJA EMONCA BOAT TOUR
3. Para um drink antes do passeio de barco ou no final do dia - SLOVENSKA HISA
4. Para um almoço ou jantar harmonizado com vinho: ZLATA RIBICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário