quinta-feira, 25 de outubro de 2018

A Barcelona de hoje

Nem só de passado vive Barcelona! Ela é uma cidade moderna, agitada, alegre e com praia!
Como uma cidade moderna, tem opções de passeios, compras, diversão, gastronomia... Em vários pontos da cidade aparecem atrações interessantes. Além disso, dependendo da época do ano que você for à Barcelona, uma visita à praia só faz bem. 

Mapa da região do Porto Velho, Barceloneta e Porto Olimpico

PORT VELL (PORTO VELHO):
Como em muitos outros lugares a região portuária de Barcelona estava abandonada, perigosa até 1982 quando foi totalmente revitalizada e modernizada para as Olimpíadas.
Vista do Mirador de Colom e de navios no Porto Velho vistos do alto da Catedral de Barcelona

Agora se pode passear pelo Passeig de Colom (Colombo) apreciando os piers de barcos de recreio, a Gambrinus, uma escultura que parece uma lagosta gigante, indo até o Museu de História da Catalunha. No passeig também é possível acessar o teleférico que leva os passageiros até o Montjuic (falo dela eum pouca mais pra frente) e as Golondrinas, barcos que fazem um passeio pelo porto.
Pela Rambla del Mar chegamos ao shopping Maremagnum, Imax e Aquarium, que possui um tunel transparente sensacional! É um lugar excelente para passear quando se viaja com crianças.
Rambla del Mar

BARCELONETA E PORTO OLÍMPICO:
Não vá esperando uma praia maravilhosa como estamos acostumados aqui no Brasil que vai se decepcionar! A Barceloneta é uma praia famosa, muito frequentada, mas não tem nada de excepcional. O que vale aqui é a boa estrutura de apoio e os bares de praia, os chamados chiringuitos.
Praia é sempre um programa gostoso, relaxante e que só não vale a pena se você tiver pouco tempo na cidade.
Junto à Barceloneta está o Porto Olímpico, como o nome diz construído para as Olimpíadas de 1982, em frente à Vila Olímpica e próximo da praia de nova Icária. Chama a atenção os prédios modernos, lojas, restaurantes, bares.
Porto Olimpico

Escultura de Frank O. Gehry

Mais uma vista do Porto Olimpico

Preparada para a praia que está ao fundo
MONJUIC: colina situada à sudeste da cidade, sendo o ponto mais alto da cidade. Pode-se subir de teleférico, que sai do Porto Velho. Muita coisa para fazer por lá!
a) Jardim Botânico
b) Anel Olímpico de Barcelona
Vista do Estádio Olímpico de Barcelona
c) Museu Nacional de Artes da Catalunha
Predio do Museu de Artes da Catalunha no Montjuic
d) Fundação Miró
e) Castelo Medieval de Monjuic - antiga fortaleza militar que hoje funciona como um mirante maravilhoso para ver o por-do-sol.
Castelo Medieval de Monjuic
f) show da fonte mágica de Monjuic - importante consultar o site para ver os dias e horários do show.
A foto está ruim, mas o show é lindo!
g) compras no shopping center Las Arenas de Barcelona, construído na antiga Plaza de Toros, num projeto de arquitetura sensacional de modernização e manutenção da arquitetura antiga.
h) Praça de Espanha - aos pés de Montjuic
Plaça Espanya
PARC DE LA CIUTADELA: parque mais antigo de Barcelona. Tem uma grande fonte Monumental, lago, duas estufas, o Castelo dos 3 Dragões (já falei sobre ele), que abriga o Museu de Ciencias Naturais (atualmente fechado) e o zoológico.

CAMP NOU (ESTADI DEL FUTBOL CLUB BARCELONA): Carrer d'Aristides Maillol. O estádio do famoso clube de futebol pode ser visitado em vários tipos de tour diferentes. Para os amantes do futebol é um dos passeios "top" na cidade.
Proximidade do Camp Nou
AVENIDA DIAGONAL E AVENIDA TIBIDABO:
A Avenida Diagonal tem 11 kilometros e corta a todo o bairro do Eixample. Avenida larga com prédios comerciais e de negócios. A Torre Agbar o predio moderno mais diferente de Barcelona fica na avenida.
Avinguda Diagonal

Avenida Diagonal e o tram
A Avenida Tibidabo é uma das mais charmosas, com edifícios de residência da classe alta. Vai subindo até o alto da colina de mesmo nome onde há um parque de diversões (mais um programa para crianças!). Existe um tram especial que faz esse trajeto, o tram Blau (não está em funcionamento desde fevereiro 2018 para reestruturação, sem previsão de retorno.
Exemplo de construção na Avenida Tibidabo onde hoje funciona um restaurante
REGIÃO DAS RAMBLAS:
La Rambla é uma avenida de pouco mais de um kilômetro, arborizada, para pedestres, e por estar bem central na parte velha da cidade, está sempre lotada de turistas. Infelizmente essa qualidade acabou fazendo com a Rambla sofresse um ataque terrotista em agosto de 2017. Estive na cidade exatamente uma semana depois e presenciei a tristeza, a incredulidade porém mescladas com um sentimento de força e resistência.
Mas, voltando ao turismo, La Rambla começa na Praça da Catalunha e vai até o Port Vell, onde está o Mirador de Colom (Colombo). Vive lotada de gente que está ali para passear, fazer compras, ir a bares ou restaurantes. Assiti a um show de flamenco numa casa na Rambla.
Mirador Colom

Mosaico de Miró

Museu Erótico na Rambla
Uma visita quase obrigatória é ao Mercado Municipal São José, La Boqueria. Um festival de bancas de frutas frescas, frutas secas, embutidos, carnes legumes e produtos típicos dos mais diversos.
Fachada da entrada do mercado






Depois de andar bastante, nada melhor que tomar um suco de fruta fresca em la Boqueria!

Para terminar, alguns restaurantes que eu visitei nessas andanças:
BOTAFUMEIRO - restaurante tradicional de cozinha catalã e galega, principalmente de peixe e frutos do mar. Carrer Gran de Gracia, 81.
BARNA BIER - cervejaria e restaurante de comida mediterrânea na região da Barceloneta. Carrer de la Marina, 16.
ASADOR DE ARANDA - um restaurante de carnes. Uma das filiais está naquela casa da avenida Tibidabo que eu coloquei acima. Avenida del Tibidabo,31 e Carrer de Pau Claris,70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário