domingo, 3 de julho de 2016

Londres: história cercada por modernidade!

Mais um dia em Londres, começando o passeio pela visita à Catedral de São Paulo (St Paul Cathedral). Podemos chegar lá de metrô (tube) pela Linha Central, estação Saint Paul. A catedral é grande, muito bonita e fica numa colina, com uma visão privilegiada da City of London (a cidade de Londres atual é dividida em regiões, e em duas "cities": a City of Westminster, onde está concentrada a parte política e a City of London onde está a maioria da parte financeira). A igreja anglicana tem a segunda maior cúpula e foi o local do casamento do Príncipe Charles e da Princesa Diana. A visitação é paga, são $16,00, mas vale a pena; o interior é muito bonito, o visual da cúpula é lindo, e pode-se subir até o alto e ter uma vista linda da city. No interior da igreja está o túmulo de Lorde Nelson (aquele que está representado numa coluna em Trafalgar Square). Infelizmente o interior não pode ser fotografado.
Saint Paul´s Cathedral
Pit stop na escadaria da igreja

Arredores da Catedral

Vista da cúpula da catedral
Na cripta da igreja existe uma capela menor, uma loja de souvenirs e um restaurante. No dia de minha visita estava havendo um casamento na capela; dizem que é sorte!
Muito próxima à praça da catedral está a Millenium Bridge, uma ponte suspensa, somente para pedestres, inaugurada em fevereiro de 2000. Quem assistiu os filmes da franquia Harry Potter, já viu essa ponte sendo destruída.

Cúpula da Catedral de São Paulo vista da margem sul da Millenium Bridge
Já na saída da ponte, na margem sul, avistamos a Tate Modern, uma galeria de arte moderna, com visita gratuita, que ocupa o prédio da antiga central elétrica de Bankside.
Vista da Millenium Bridge e Tate Modern ao fundo
Continuando o passeio pela bankside (pela margem do rio), bem próximo avistamos o Shakespeare Globe, uma casa de espetáculos construída no local e nos mesmos moldes do teatro onde o poeta e dramaturgo encenava suas peças. O teatro original de 1599, sofreu um incêndio em 1613, foi reconstruído e demolido em 1644.
Shakespeare Globe no bankside

Shakespeare Globe - na frente um mural com as atrações do teatro
Esse teatro é o marco de entrada de uma região bem antiga de Londres, com ruas estreitas, alguns predios antigos remanescentes e cercada por prédios ultramodernos do centro financeiro. Estamos na região de Southwark, onde por séculos esteve o porto de entrada para a cidade de Londres.
Do Shakespeare Globe, continuei andando pela margem movimentada do Tâmisa e na altura da Southwark Bridge entrei pelas ruazinhas estreitas de Southwark. Minha intenção era ir andando pela margem ou pelas ruazinhas até a Tower Bridge, mas o que eu encontrei por aqui adiou um pouco meu intento final, mas foi a maior surpresa (positiva!) do passeio:
A catedral de Southwark! Na frente uma placa avisa - " na sua frente encontra-se a mais antiga igreja gótica em Londres, reconstruída em 1212, depois que um incêndio danificou severamente a igreja, então no estilo normando. É um lugar de adoração há mais de 1400 anos, primeiramente como um convento saxão, provavelmente fundado em 606". A igreja é dedicada a St Mary Overie (over the river) e ficava na região do antigo porto, funcionando como um local de oração e hospitalidade aos que chegavam à Londres. Nesse meu passeio funcionou como um oásis na agitação de bankside; um ponto de parada para rezar e descansar. A arquitetura do local e linda! Vale a pena!
Bem pertinho da catedral fica o Borough Market, um mercado de alimentos e comida, presente nesse local desde 1014! A melhor surpresa da viagem! Minha primeira visão do mercado foi uma barraca de comida com um porco inteiro girando no espeto!
Barraca de comida no Borough Market! Quando voltei a passar aqui, uma hora e meia depois só tinham os ossos!
Muitas barracas, muita gente circulando por um espaço bem estreito e comida para todos os lados. O cheiro delicioso é difícil de descrever. Vi barracas de comida de vários lugares: ovos e carne da Escócia, comida vegetariana, barracas de frios, queijos, carnes, frutos do mar, doces árabes, castanhas, frutas, bebidas artesanais... a lista é imensa. Provei um pouco de tudo que vi, bebi uma cidra de maça caseira, foi ótimo! Mas me empolguei experimentando de tudo um pouco e depois fiquei com medo de passar mal! Que nada! Deu tudo certo! Adorei! Acho um passeio imperdível!
Uma das entradas do mercado, bem em frente à estação do metrô - London Bridge

Muita gente andando de um lado pro outro. A calçada é um ótimo lugar para sentar, descansar ou mesmo comer!
 Abaixo fotos de algumas das barracas do mercado:







Foi um passeio muito legal! E depois dessa surpresa boa, retornei ao meu objetivo de ir até a Tower Bridge e a Torre de Londres. No trajeto para a ponte, passei por dois símbolos da Londres super moderna: os edifícios futuristas The Shard, um edifício em forma de pirâmide, inaugurado em 2012 e com a possibilidade de subir até o The view from the Shard no 68 andar; e o City Hall (a prefeitura de Londres) com uma forma inusitada, parecendo um ovo de Páscoa.

Southwark bridge o o The Shard com sua forma de pirâmide ao fundo.


O présio da prefeitura de Londres (City Hall) no canto direito da foto. Em primeiro plano o HSM Belfast - uma boa opção de passeio, principalmente para crianças.
E assim, nos distraindo com essa arquitetura super moderna, chegamos a um dos mais famosos cartões postais de Londres, a Tower Bridge. Uma ponte-báscula construída em 1894.
Detalhe da Tower Bridge

Tower Bridge

Tower Bridge

Atravessando a ponte, na margem norte, está a Torre de Londres na verdade é um castelo histórico, com várias torres, fundado em 1066, que já teve vários usos: moradia, depósito de armas e o mais famoso - prisão. Atualmente vive do turismo e abriga o museu das jóias da coroa britânica. É um patrimônio da UNESCO e o ingresso para entrar custa 25 libras.
Parte externa da Torre de Londres

Detalhe da entrada da Torre de Londres com o City Hall ao fundo
Fiz a volta desse passeio para meu hotel de barco. Saí do Tower Pier, bem próximo à uma das entradas da Torre de Londres e fui até o Westminster Pier, já bem próximo do meu hotel. Muito interessante rever todos os pontos por onde andei de um angulo diferente! Inclusive muitas das fotos que postei aqui são da visão do barco. Serve também para dar um descanso para os pés que trabalharam duro o dia todo!
Não deixe de fazer um passeio de barco pelo rio Tâmisa!
O dia foi fantástico e cheio de surpresas! Adorei o dia e adorei Londres!
Assinalei do mapa abaixo todo o trajeto que fiz nesse dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário