terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Finalmente vamos falar de Paris!

Acho que qualquer pessoa que pense em viajar e conhecer o mundo, cita Paris como um dos primeiros lugares que gostaria de ir. Se não um dos primeiros, com certeza ela faz parte de quase todas as listas. Essa fama não é à toa! É uma cidade linda e cheia de referências que fazem parte da cultura universal. Apesar da fama dos franceses de mal-humorados, sem paciência, o interesse dos turistas pela cidade não diminui nunca! Referência de beleza, elegância, gastronomia e o chamado “joie de vivre”, que recebe várias traduções e pode ser entendido como a alegria de desfrutar as coisas boas da vida.
Difícil de traduzir, fácil de perceber! Desde que se chega em Paris se sente uma atmosfera diferente, que contagia! Você não sabe definir o que é, mas está lá, quase palpável, fazendo com que a gente respire fundo e pense: cheguei!


Resolvi colocar nesses post imagens de paris vista de cima, mais precisamente da Torre Eiffel! Aqui dá pra ver o Arco do triunfo bem ao centro.

Vista do rio Sena e da Alee des Cygnes

Champ de Mars e a Escola Militar ao fundo

Cúpula do Hotel des Invalides

Vista da cidade com a colina de Montmatre ao fundo


Vista da Ponte Alexandre III

Uma parte importante para curtir Paris é programar a viagem: qual a melhor época para ir? Qual o melhor local para ficar?

Melhor época? Paris é linda em todas, mas temos que considerar que: no inverno os dias são muito curtos e os dias frios dificultam andar muito pelas ruas, o que é essencial fazer numa viagem à Paris; no verão, os dias bem longos são ótimos para passeios ao ar livre, mas além de muito quente, a cidade costuma estar muito cheia, muito cheia mesmo, com filas em todos os lugares. Então, na minha modesta opinião, as melhores épocas são o outono e a primavera, mas repito; qualquer época que puder ir está valendo.

Região para ficar? Esse ponto vale algumas considerações. É preciso entender um pouco a cidade para escolher a região com melhor custo benefício.
Paris é delimitada por um anel viário, chamado “peripherique”.
 
A linha azul faz a demarcação do anel viário; a parte interna é subdividida em 20 arrondissements
A parte interna desse anel é dividida em 20 bairros, chamados “arrondissements”. A maioria das atrações turísticas se encontra nessa região, principalmente na parte mais central onde se encontra o Rio Sena. Como Paris é uma cidade onde o caminhar é uma atração turística por si só, quanto mais perto ficar das atrações melhor.

Atenção, pois muitos hotéis de grandes cadeias internacionais ficam localizados próximos ao anel viário, por que em Paris não se pode mudar a estrutura arquitetônica da região central. Esses hotéis, muito usados nos pacotes turísticos, estão sempre muito próximos de estações de metrô (a rede de metrô em Paris é grande e leva a todos os lugares!), o que facilita chegar ao centro da cidade, mas, e falo isso por experiência própria, você vai precisar fazer várias mudanças de linha e por muitas vezes andar bastante dentro das estações para essas conexões.
O ideal é ficar mesmo na parte mais central, mais próximo dos pontos de interesse.
Os pontos turísticos de paris e sua localização nos diferentes "arrondissements".
 Os locais mais interessantes para ficar seriam:
7eme arrondissement, onde está localizada a Torre Eiffel. Além de estar próximo ao ponto turístico mais famoso, ficar aqui é ficar bem perto do rio Sena e seus famosos passeios de barco. É uma região com vários bons restaurantes também.
12 eme arrondissement, é onde está a Bastille. Já me hospedei nessa região e apesar de ter acomodações um pouco mais baratas, já achei mais difícil de me locomover para as atrações mais importantes. Principalmente se for sua primeira vez na cidade, não é o ideal. Mas, nesse bairro você estará próximo do bairro do Marais (3 eme e 4 eme arrondissements), bairro charmoso, eleito de muitos (principalmente aqueles que vão à Paris com frequência) e do Canal de Saint Martin, no 10 eme e 11 eme arrondissements, muito frequentado por locais e cada vez mais por turistas. Apesar de não ser tão central, tem uma vida noturna animada e uma frequência muito grande de jovens.
Uma boa opção de estadia, que eu também já testei é o Quartier Latin (5 eme e 6 eme arrondissements). Bairro clássico da boemia e dos cafés, bem próximo da Catedral de Notre Dame e todas as atrações que a circundam. Tem fácil acesso à região de Montparnasse, uma região boa para compras. É nessa região que está um dos lugares que mais gosto em Paris: o Jardin du Luxemburg!
Mas o local que eu mais gosto de me hospedar nessa cidade é no 1ere arrondissement, região próxima ao Museu do Louvre e Palais Royal, bem próxima também (possível de chegar a pé) à Champs Elysee, Arco do Triunfo e muitas outras atrações. A linha de metrô mais próxima é a 1, a que interliga os locais turísticos. Para quem vai a Paris pela primeira vez, acho um local excelente! Já me sinto em casa nessa região, e fico sempre no mesmo hotel, o Golden Tulip Washington Opera, na Rue du Richelieu, 50. Hotel pequeno, aconchegante, tranquilo e super bem localizado.
Fachada do Hotel Washington Opera

Foto do quarto do hotel Washington Opera (site do hotel)

Foto de um dos quartos do hotel Washington Opera (site do hotel
Uma última opção seria ficar em Montmatre, a colina de Paris, onde está a Basilica de Sacre Coeur. Bairro super charmoso, local interessante, cheio de artistas, mas é o 18 eme arrondissement mais longe do centro.

Bem, as opções são inúmeras! Opções diferentes para gostos diferentes! Meu conselho é: pesquise bastante antes de fazer uma reserva, leve em conta o que quer fazer, o tempo que vai ficar, a época do ano em que vai viajar, para achar a melhor opção para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário