Depois de anos viajando, me dei conta de que nunca havia feito uma viagem de navio. Por que? Não sei!
Falta de oportunidade, desinteresse, sei lá... Eu tinha curiosidade, mas nunca fui ativamente atrás de marcar uma.
Dessa vez não foi diferente. Não fui eu que escolhi essa viagem, mas fui convidada e resolvi aceitar.
Fiz a viagem em janeiro de 2024, para comemorar o dom da vida (faço aniversário em janeiro) e minha saúde (fiz uma cirurgia grande ano passado).
O passeio foi organizado por uma agencia de turismo em Guaratinguetá, minha cidade natal, a Rocco Turismo. Foi importante essa assessoria porque facilitou o trâmite da reserva e me deu dicas muito importantes, que vou compartilhar com vocês.
Fiz o passeio no navio da linha MSC, o Preziosa, no roteiro para a Argentina e Uruguai, com paradas em Buenos Aires, Montevideo, Punta del Leste. A duração foi de uma semana.
DICA 1: após a reserva efetivada, a MSC vai te oferecer vários serviços que precisam de um pagamento extra. Sua reserva inclui acomodação, refeição, mas não inclui BEBIDAS, por exemplo. Então há várias opções de pacotes de bebida alcoólicas e não alcoólicas que você pode adquirir. Importante fazer isso com antecedência; facilita muito sua vida. Eu adquiri um pacote básico (EASY) e foi o suficiente. Outro serviço importante já adquirir é o de INTERNET. No navio, em alto mar, sua internet de operadora não vai funcionar! É importante adquirir um pacote de internet. Aqui também existem várias opções, se você quer estar conectado para mensagens e e-mails ou para vídeos e "lives". Há ainda pacotes para fotos e spa. Antes da viagem ainda, você pode adquirir passeios nos locais onde há desembarque e também já deixar agendado e pago. Há uma lista grande de opções pra escolher.
O embarque é feito no porto de Santos, a partir de 11h e o navio sai do cais por volta de 18h.
DICA 2: Tem muita gente e é demorado, então melhor chegar cedo.
Eu cheguei por volta das 11h mas só entrei no navio depois das 13h. Você tem que despachar a mala, receber uma senha para o check in, fazer esse check in, onde você é fotografado, registrado e recebe um cartão para uso no navio. Esse cartão é sua identidade, chave e cartão de crédito dentro do navio.
Depois você é transportado e recebido no interior do navio (mais fila). Nessa recepção, seu documento de identidade (nessa viagem no Mercosul pode ser passaporte ou RG) vai ficar retido no navio até a véspera do desembarque. Por conta disso, vem a dica 2:
DICA 3: leve o passaporte (se tiver) e o RG; assim um documento fica retido no navio e o outro você usa nos passeios fora do navio, por segurança.
Agora você já pode procurar sua cabine e se instalar! Minha cabine era bem confortável, com varanda. Recomendo!
Direto da minha cabine no deck 13 do MSC Preziosa ainda no porto de Santos |
O mar é lindo de todos os ângulos e em todos os momentos do dia e da noite |
Uma última dica: o navio é grande, estável, mas ainda assim, balança! Se mais ou menos depende da previsão do tempo. Se você enjoa, não esqueça de levar medicação e não espere ter mal-estar ou o navio aumentar o balanço para tomar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário