segunda-feira, 1 de maio de 2023

5 COISAS PARA FAZER EM VALÊNCIA - ESPANHA

  Nesse meu roteiro pelo sul da Espanha, a primeira cidade que visitei foi Valencia. Cidade litorânea, multicultural, fundada pelos romanos, e terceira maior da Espanha. 

  É uma mistura fantástica do antigo, com seu lindo centro histórico e do moderno e somado a isso, todas as características de uma cidade de praia. Esse detalhe da praia, nos faz pensar que os meses de verão são os melhores para conhecer a cidade.

  E onde ficar, com tantas "Valencias" diferentes? Minha escolha foi ficar num hotel da rede Barcelò (Avenida Francia, 11), bem próximo da Cidade das Artes e das Ciencias. Região mais moderna da cidade, com muitas lojas, restaurantes e serviços bem próximos. Dá para ir a pé ao jardim do Turia e à cidade das Artes e tem acesso muito fácil tanto para as praias como para o Centro Histórico.

  Fiquei em Valencia por 3 dias (2 noites) e vou resumir aqui as 5 coisas mais importantes que fiz nesse tempo e recomendo:

1. Visitar a Cidade das Artes e das Ciencias:


A cidade das Artes e das Ciencias é um complexo com vários museus e paisagens incríveis. É obra do arquiteto Santiago Calatrava que é de Valência

  
  Inaugurado em 1998, é um complexo de edifícios, praças e jardins com museus, salas de apresentação, restaurante. Tem bastante opção de passeio, e se quiser ver tudo, vai precisar de mais de um dia! Indico selecionar as atrações que mais te atraem para racionalizar seu tempo. Só um passeio no entorno desse espelho d'água já é muito legal.

  Bem próxima está uma parte dos Jardins do Turia.  Foram feitos no final do século XX, formando um parque linear de quase 9 Km, que ocupa o leito seco do rio Turia, desviado por conta de inundações. Plantas diversas, lagos e áreas para vários esportes ao ar livre ocupam o parque. Chega até o centro histórico da cidade. As antigas pontes sobre o rio também são pontos de interesse.


2. Conhecer a Catedral de Valência e o Santo Graal

Na Catedral de Valencia existe um cálice exposto, considerado o Santo Graal. Não sabia! Foi uma suspresa e tanto.

  Valencia é um dos assentamentos mais antigos da Europa, e muitas evidências de todas as épocas antecedentes. Ruas estreitas da época medieval, partes da antiga muralha como a Porta dos Serrans, e até restos arqueológicos da cidade romana de VALENTIA EDETANORUM, descobertos quando da ampliação da catedral de Valencia, e que hoje estão no Museu Arqueológico de L'Amoina.

  Falando na Catedral de Valência, ela domina o centro histórico. Começou a ser construída em 1262 e foi sendo remodelada e aumentada. Com isso ela tem vários estilos arquitetônicos. No geral , o estilo é gótico, mas restam evidencias de estilos diferentes. Isso fica bem evidente nas portas da Catedral: a porta de ferro é barroca, a porta dos apóstulos é gótica e a porta do palácio de L'Almoina é românica. O edifício é grande, imponente e cercado pelas praças da Mãe de Deus e da Rainha e belíssimo por dentro e por fora.

  Só quando cheguei para conhecer a catedral descobri que esse templo lindíssimo abriga um cálice que foi reconhecido pelo Vaticano como sendo provavelmente (ou não se pode descartar que seja) o Santo Graal! Imagina isso! (santo graal em Valencia)
Um ultimo detalhe aqui: visitei Valencia no começo de setembro, mas o calor era intenso. Andar pelo centro histórico merece muita hidratação!

            
3. Comer a paella valenciana

A paella valenciana difere daquela conhecida com frutos do mar, por usar coelho, frango e açafrão no arroz. Ah e o arroz tem que ficar bem tostadinho (sucarrat).


  A paella, prato típico espanhol hoje em dia, teve origem com os camponeses da região de Albufera, província de Valencia. "Paella" é o nome da panela onde o prato é feito: rasa, larga, com alças e fundo plano.

  Como é um prato de camponeses, os ingredientes tradicionais são: arroz bomba, tomate, feijão, vagem, coelho, frango, azeite de oliva, sal, açafrão e alecrim.  O formato da panela propicia que o arroz do fundo da panela fique tostado e caramelizado, o chamado sucarrat.

  Onde comer? Praticamente em todos os restaurantes da cidade, com algumas variações.


 4. Conhecer um beach club

Como cidade litirânea, Valencia tem mais de 300 dias ensolarados no ano!

          
  Como Valencia é uma cidade litorânea, quente e ensolarada, faz parte da visita conhecer e curtir praia. As praias de Las Arenas e Malvarrosa estão cerca de 7 Km do centro da cidade, e contam com 1 km/1,5 Km de areia, e boa infraestrutura de lojas e restaurantes. Ao invés de ir direto para a praia, minha opção nessa viagem foi visitar o Parque da Marina ( o visual é muito bonito) e o Marina Beach Club. Nunca tinha ido a um lugar com essa estrutura, e ainda por cima o restaurante é ótimo!

        
5. Experimentar a orchata/horchata (espanhol)/orxata (catalão)

Com todo o calor de Valencia, uma bebida geladinha é ótimo! Não deixe de experimentar a orchata


  A orchata é uma bebida típica da região de Valencia, feita com a junça (chufa em espanhol), que é um tubérculo. Tem denominação de origem protegida.

  É sempre servida bem gelada, então é muito refrescante para tomar enquanto passeia pela cidade. É bem docinha e muito saborosa! Além disso, a junça é rica em vários nutrientesw com fósforo, cálcio, magnésio e ferro.

  Existem várias orchaterias na cidade como a Horchateria de Santa Catalina, mas você também encontramuitos carrinhos vendendo na rua e te salvando naquela hora que o calor da cidade aperta. Eu adorei!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário