A margem esquerda do rio Moldava abriga o Castelo de Praga, um complexo de edifícios no alto de uma elevação e o bairro de Malà Strana, na base. Um bairro pequeno, como o nome diz: mala strana quer dizer o "lado pequeno", interessante e que foi poupado das agressões e reconstruções dos últimos séculos. Um grupo de casas e palacetes medievais e barrocos que abrigavam a nobreza da corte dos reis da Boêmia.
A entrada se faz através da Torre Judith, do século XII, e que fazia parte de uma ponte antecessora da ponte Carlos. A torre sobreviveu e ainda hoje guarda entrada do bairro.
Logo no início fica a ilha de Kampa separada por um canal artificial, Certovka (córrego do Diabo), escavada para abastecer moinhos. É um lugar tranquilo, diferente da agitação do resto da cidade. É numa praça de Kampa que está o muro de Lennon, onde os turistas escrevem mensagens para o Beetle.
Córrego do Diabo e seus moinhos. A tranquilidade da Ilha de Kampa. |
Um detalhe que adorei: almocei no Kampa Park Restaurant. Fiquei numa varanda com vista para a ponte Carlos, com uma comida deliciosa e brindando a oportunidade de apreciar mais uma vez essa cidade maravilhosa.
Varanda do restaurante na ilha de Kampa, com vista para o Moldava |
Os telhados de Praga são muito originais. Na foto os telhados da Torre Judith e a cúpula verde ao fundo é da Igreja de São Nicolau. |
Se há uma parte da minha estada que eu refaço todas as vezes que estou na cidade, é a visita à imagem do Menino Jesus de Praga. A imagem de 47 cm feita em madeira, está na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, ao lado do convento da ordem das Carmelitas Descalças. A igreja fica na rua Karmelitska, 9. Dá tranquilo para ir a pé desde a Igreja de São NIcolau. POde também usar o bonde até a para Hellichova. Além da fé, da beleza da igreja e da imagem, sempre me surpreendo ao achar a oração ao Menino Jesus impressa em português no altar.
Nada explica melhor o que é Mala Strana do que caminhar pela rua Nerudova. Ela liga a ponte Carlos ao Castelo de Praga. Também faz parte do trajeto da coroação dos reis da Boêmia, assim como as ruas Celetna e Karlova como contei no post anterior.
Passeando pela rua Nerudova |
Vista da cidade em frente ao Castelo de Praga |
O Castelo de Praga (Prazsky Hrad)encontra-se na colina Hradcany, na margem esquerda do Moldava, onde a cidade de Praga foi fundada. Muito mais que um castelo, é na verdade um complexo com vários edifícios, catalogado no Guiness como o maior do mundo. A visita ao castelo tem vários tipos de ingresso, dependendo do que você quer conhecer, e o tempo que dispõe - custa entre 16 e 35 euros e tem duração de 1 hora, 2 horas ou 3 horas, guiado ou não. Merece uma programação antecipada dos seus interesses e que tempo quer dispor. Vou detalhar algumas opções, mas como os interesses mudam muito de turista para turista, acho melhor que cada um se programe da forma mais adequada. Sugiro pesquisar em blogs de viagem e no site oficial do Castelo onde é possível comprar os ingressos com antecedência - Castelo de Praga
Pátio interno |
Cerimonia de troca da guarda em frente ao portão principal do Castelo de Praga |
Bem próximo ao complexo do castelo, está o Monastério Strahov, um bom lugar para encerrar esse passeio. A biblioteca muito bonita, recebe visitantes. E seguindo a tradição de fabricação de cervejas nos monastérios, vá conhecer a Strahov Monastery Brewery (Strahovsky Pivovar). Eles oferecem restaurante e cervejaria, com visita e degustação. As cervejas tchecas são famosas, os tchecos adoram bebê-la, então a experiencia turistica não está completa sem uma visita desse tipo. Experimente a St Norbert Pale Ale!
Nenhum comentário:
Postar um comentário