Essa parte da cidade é bem diferente esteticamente da cidade alta. Planejada, com prédios de arquitetura característica, mas uma coisa não muda: continuam as histórias!
A característica mais marcante da cidade baixa é o projeto urbanístico feito para reconstruir a cidade após o terremoto de 1880.
Foi criada a chamada "Ferradura Verde de Lenuci", uma referência ao urbanista Milan Lenuci que em 1882 criou um corredor verde em forma de U com praças e prédios importantes e um padrão arquitetônico único.
Parte do mapa da cidade de Zagreb mostrando a Ferradura Verde de Lenuci |
Além desse corredor verde, ligando as cidades alta e baixa, bem próximo da praça da Catedral, o Mercado Dolac (adoro mercados!) aberto todos os dias até as 14h e a praça Ban Jalacic, central, ainda na cidade alta, com grande concentração de cafés, restaurantes e hotéis e que preserva a fonte Mandusevac, aquela da história do nome da cidade (está no post anterior). Foi nela que parei depois da conhecer a cidade baixa. Fazendo intercessão com a praça Ban Jalacic, a longa rua Ulica, principal ponto de comércio.
Conhecer a Cidade Baixa é conhecer a área da ferradura verde, com suas 7 praças e o Jardim Botânico, já que os prédios mais importantes e de destaque também se encontram ao longo dela. Comecei pela praça Zrinski. Linda, com fontes e um relógio metereológico! Ele tem um equipamento de cada um dos 4 lados: indica umidade do ar, temperatura, pressão atmosférica. A praça é lugar de eventos e reunião aos domingos.
Um dos lados do relógio metereológico |
Parte da praça Zrinski |
Depois fomos conhecer a praça Kralja Tomislav (rei Tomislav) onde fica a Academia Croata de Ciencias e Arte. A estação de trem e o Museu de Arqueologia ficam bem em frente. Segundo o nosso guia, o parque é o lugar preferido dos casais apaixonados.
A praça é muito bonita! |
Na ferradura verde existe um Jardim Botânico e uma outra praça com o Teatro Nacional Croata. A praça é toda florida! Essa praça por anos levou o nome do marechal Tito, presidente da Republica Socialista Federativa da Iugoslávia entre 1953 e 1980 quando morreu. Após a dissolução da Iugoslávia e a separação da Croacia, Bosnia, Montenegro, croatas tentaram por anos e finalmente conseguiram trocar o nome da praça para Republica da Croácia.
Terminei esse passeio jantando na praça Ban Jalacic, um grande ponto de encontro para começo e fim de um dia feliz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário