Viajar pelo interior da Itália é uma experiência inesquecível. Acho que a melhor maneira de fazer isso, é de carro. As estradas são boas; além das autoestradas existem as estradas regionais, também muito boas e com paisagens maravilhosas. O melhor de tudo: as distâncias são pequenas e tem muita coisa para se ver entre um ponto e outro.
A distância entre Roma e Florença, a capital da Toscana é de 277 Km, mas não vale a pena ir direto. Entre uma e outra passa-se pela pela região da Umbria, que é linda e tem muita coisa interessante! Dependendo do tempo que voce tem de viagem, vale até a pena ficar mais tempo na região.
|
A Caminho de Florença - passando pela Umbria |
A cidade mais conhecida da Úmbria, parada quase que obrigatória é Assis (Assisi em italiano), a 185 Km de Roma. É uma cidade medieval, murada, bem preservada, famosa por ser a cidade natal de São Francisco de Assis, santo padroeiro da Itália e onde hoje existe a sua Basílica. Foi considerada pela UNESCO Patrimonio da Humanidade em 2000.
|
Primeira vista da cidade de Assis |
Existem no mesmo lugar duas Basílicas: a superior e a inferior. A inferior começou a ser construída logo após a canonização de São Francisco e representa a penitência. Abriga a cripta com o túmulo do Santo. A superior, que representa a glória, é mais colorida e iluminada. Em ambas se veem vários afrescos com representações bíblicas e da vida de Sào Francisco, atribuídos a Cimabue, Giotto e seus auxiliares. Infelizmente muitos desses afrescos estão deteriorados pelo tempo (são de 1230!) e foram parcialmente destruídos por um terremoto em 1997, juntamente com o teto da Basílica. Ela ficou 2 anos fechada para restauro. Como fui em janeiro, existia um grande Presépio montado na praça em frente à Basílica.
|
Fachada da Basílica Superior em Assis |
|
Presépio montado em frente à Basílica Superior |
Vale a pena percorrer o restante da cidade medieval, que é muito bonita e está super bem cuidada. O passeio é feito todo a pé, pois os carros não entram na cidade. Ficam todos num grande estacionamento fora das muralhas. Andar sem pressa pelas ruelas, a praça (Piazza del Comune) com seu Templo de Minerva e observar a visão panorâmica que se tem da região (a cidade fica no alto de uma colina). Pode-se visitar também a Basílica de Santa Clara onde está o corpo (preservado!) da santa.
|
Praça central da cidade |
|
As ruas estreitas da cidade |
|
Vista da cidade a partir da Basílica |
Pensando que Assis foi uma parada estratégica a meio caminho para Florença, é uma boa idéia almoçar aqui. Voce pode comer na Trattoria da Erminio (foi minha escolha), com cozinha típica da Umbria, fica na Via Montecavallo, 19 - essa rua é meio escondida, não se assuste se ficar perdida! As massas são ótimas, vale a pena procurar. Outra opção que pesquisei é a Taverna dei Consoli (Vicolo della Fortezza,1); tem uma vista panorâmica da cidade.
Outra opção de parada a caminho de Florença é a cidade de Spoleto, a 97 Km de Roma. Com uma boa organização, dá até para visitar Spoleto e Assis antes de chegar a Florença. Numa viagem a Itáliá há mais tempo, eu fiz essas duas visitas num mesmo dia.
Spoleto é uma cidade muito antiga, rica em evidencias de desde antes da ocupação romana. Fica numa região belíssima, com áreas de preservação da vegetação natural, os bosques. A estrada regional que corta esses bosques também nos oferece, próximo à Spoleto a visão da Ponte delle Torri (ponte das Torres), um aqueduto do século XIII.
A cidade é bonita, cheia de gente e atividade! Eu almocei no Ristorante Del Mercato, na Piazza del Mercato, 19.
Essa minha passagem por Spoleto foi há muito tempo e infelizmente não consegui as fotos... Ficaram somente as lembranças, vívidas; inclusive a sensação do sabor e da textura de um risoto de queijo parmiggiano que comi nesse restaurante de Spoleto. Ele só era colocado no seu prato na sua propria mesa, pois era preparado dentro de um enorme queijo servindo de panela! Maravilhoso!
Esse foi só o começo dessa passagem pelo interior desse país sensacional que é a Itália. Florença será o ponto para conhecer outra região linda, a Toscana! Mas esse é assunto para um outro dia. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário