quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Vivendo o Natal em qualquer época

Uma das cidades mais simpáticas da Rota Romântica, na Alemanha é sem dúvida Rothenburg ob der Tauber! Se voce está pensando em viajar pela Romantische Strasse, Rothenburg é parada obrigatória. Não é necessariamente um lugar onde voce precise dormir, mas se estiver de passagem, dá para conhecer, almoçar aqui e continuar a viagem, ou estando numa cidade próxima, reserve um dia para ir até lá. Ela fica a aproximadamente 242 Km de Munique e eu acho que é um passeio quase obrigatório para quem visita Munique; tanto quanto visitar os castelo mais ao sul. As maneiras de viajar pela Rota Romantica eu descrevi no meu post anterior - http://marcarrinho.blogspot.com.br/2014/08/entrando-num-conto-de-fadas.html.

Fiz meu passeio saindo pela manhã de Munique. A região é muito bonita, o dia estava lindo, então o caminho já foi nos preparando para um dia muito agradável.
No caminho para Rothenburg, parei no castelo de Harburg, um dos maiores e mais antigos da Alemanha. É uma propriedade privada, mas é aberto à visitação.  As visitas são guiadas e ocorrem a cada hora. A parte que eu achei mais interessante foi caminhar pelo ADARVE - caminho coberto pelo alto das muralhas, que conecta as várias partes, dando a volta na popriedade. A vista do alto tanto da parte de dentro como de fora é linda!
vista da paisagem através da muralha
 


Depois dessa visita, segui direto para Rothenburg. A cidade mantém sua arquitetura medieval protegida por 3 Km de muralhas e 42 torres. As casas com arquitetura peculiar, coloridas e com flores nas janelas e um lindo trabalho de ferro na fachada fazem com que a cidade pareça uma pintura. Existe uma parte em especial, a bifurcação Plonlein que é um cartão postal famoso da Alemanha e exemplo de arquitetura medieval.
Praticamente não circulam carros pela cidade, mas ela é pequena o suficiente para conhecermos a pé. Há um estacionamento grande do lado de fora da muralha. Se entra na cidade por uma das torres e daí vamos caminhando até a Marktplaz, ponto central, onde há o Centro de Informações Turisticas, a prefeitura (Hathaus) e o relogio astronômico.
Entrada da muralha - 16; Bifurcação Plonlein - 11; Marktplaz - 12; Herrngasse - 7; Burgatten - 1.
O bom em Rothenburg é andar sem um propósito específico, descobrindo um detalhe de fachada, apreciando a vista que aparece de repente por uma ruazinha transversal... A cidade fica no alto de uma colina, e a paisagem ao redor muito bonita.
Descendo a Herrngasse, chega-se ao Burgatten, num dos limites da cidade, lugar com um jardim lindo e um visual da cidade de um angulo diferente. Falando em angulo diferente, é possível subir numa parte da muralha e ver a cidade de cima.
Burgatten

Depois de andar bastante, resolvemos almoçar num dos vários restaurantes, localizados principalmente ao longo da Herrngasse. Escolhi o Italia restaurant - Eiscafe e apreciei uma massa e um vinho como acompanhamento. 
Acabando o almoço, fui visitar a loja de artigos natalinos Käthe Wohlfahrt, o meu maior interesse em visitar essa cidade.
Imagine qualquer objeto para decoração de Natal: lá tem! Dos menores aos imensos, feitos de diferentes materiais e de diversos estilos. Voce entra na loja e é imediatamente transportado para o natal, independente da época do ano (eu fui em agosto): a roupa das atendentes, a música, a decoração e as intermináveis prateleiras com ítens que você nem sabia que precisava mas não pode mais ficar sem! Prepare espaço na mala!
Parece que o tempo pára e o espírito natalino, tão repleto de bons sentimentos e boas energias te preenche, e restaura suas forças para mais passeios maravilhosos como esse!





Nenhum comentário:

Postar um comentário