Na hora de decidir para onde viajar, são tantas opções! Roteiros bem conhecidos, dicas de amigos, roteiros exóticos... A lista fica tão grande que se corre o risco de nem lembrar, ou deixar como última opção, um país interessantíssimo, a Suiça
Eu confesso que escolhi esse país para viajar ano passado, porque ia para Paris no final de maio, e queria continuar a viagem num local geograficamente próximo e que eu ainda não conhecesse. Como as outras fronteiras eu já conhecia, inclusive a Bélgica, que também vale uma postagem, "sobrou" a Suiça. Que sorte a minha!
Paisagens incríveis, cidades lindas, só tem que preparar a bolso: é um país caro; mas vale! (1 franco suíço = 2,52 reais).
Fiz uma programação para 7 dias e seis noites, dormindo duas noites em cada cidade. Escolhi pela localização: Lausanne, Interlaken e Lucerna, nos cantões frances e alemão. Voce pode ver a localização das cidades no mapa abaixo. Lausanne pela proximidade da França e Lucerna pela proximidade de Zurique onde peguei o voo para o Brasil.
'wikitravel.org |
Como disse no começo, meu ponto de partida foi Paris. Fui de trem para Lausanne. O trem sai da Gare de Lion e a viagem dura umas 4 horas. Na RailEurope tem a possibilidade de comprar um passe que pode ser usado em qualquer trajeto de trem na França e na Suiça por um número de dias pre-determinado. Ajuda muito, você pode inclusive mudar seu roteiro e já estar com o transporte garantido. Mas atenção: a reserva de assento tem que ser feita com antecedência, caso contrário se corre o risco de não ter lugar no horário escolhido.
Minha primeira parada na Suiça então foi Lausanne, na beira do lago Genebra.
Vista do quarto do Hotel Mövenpick - bairro Ouchy - Lausanne |
Essa é a vista do meu hotel. Lindo! Fica no bairro de Ouchy, mais baixo (o centro da cidade é no alto), a beira do lago. Recomendo ficar nesse bairro ao invés de no centro pois várias das atrações da cidade estão nessa região, às vezes dando para ir a pé; e para ir ao centro tem metrô (embora seja super perto). Fiquei no hotel Mövenpick (voce vai ouvir muito esse nome por lá) - atendimento excepcional, localização excelente e ainda por cima um restaurante maravilhoso.
Ficar em Lausanne se mostrou uma opção muito acertada. É a segunda maior cidade a beira do lago Genebra (a primeira é Genebra), uma cidade universitária, alto astral e perto tanto de Genebra como de outras cidades bem legais, todas a beira desse lago. Em Lausanne fica a sede do Comite Olimpico Internacional que tem um museu super interessante. O centro histórico também é muito bonito.
Dando de cara com um trailer desses não deixe de experimentar o sorvete! |
A melhor maneira de se locomover pela Suiça é de trem, mas aqui em Lausanne, alugamos um carro para passear pela região. A distancia entre Lausanne e Genebra é de 51,5 Km; dá para ir e voltar no mesmo dia. Para o lado oposto, fica Vevey, onde fica a sede da Nestle e Montreux.
A estrada é boa (novidade!), a paisagem linda, com as montanhas e o lago de um lado e vinhedos do outro.
Em Montreux, uma cidade bem bonita, voce pode visitar a estátua de Freddie Mercury e o castelo de Chilon, que vale pelas fotos MA RA VI LHO SAS que voce vai conseguir!
Outra opção de passeio é sair da beira do lago em direção a região de Gruyère para visitar uma fabrica de queijos. Eu fui de carro, mas tem uma linha de trem "temática" com paradas em várias cidadezinhas dessa região.
Como as distancias são pequenas, em dois dias dá para conhecer tudo e ainda aproveitar essa cidade tranquila para descansar, desfrutar a paisagem...
O restante dessa viagem conto numa próxima oportunidade. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário