A Andaluzia é uma comunidade autônoma no sul da Espanha. É a região do país que mais tempo esteve sob domínio mouro, do século VIII ao XV, e esse tempo grande transformou permanentemente a cultura espanhola. A presença árabe aparece aqui de forma inequívoca na arquitetura, na culinária e nas manifestações culturais.
Para conhecer a região, e entender o que estou falando, tem que visitar Sevilha, Cordoba e Granada, as mais conhecidas e visitadas, mas também Cádiz, Ronda, Málaga, Jaen, Jerez. Tem cidade litorânea e no interior, muita comida, dança, arquitetura e história.
Nessa viagem de 2022, não fiquei somente nessa região então escolhi revisitar Granada e Sevilha, antes de terminar a viagem em Madri. Nesse post vou contar como foi minha passagem por Granada. Foram 283 Km saindo de Cartagena, com uma parada para lanche numa cidadezinha simpática chamada Vélez-Rubio, com uma igreja maravilhosa - Igreja da Encarnação, que aproveitei para conhecer.
Pit-stop na tranquila Velez-Rubio |
Igreja da Encarnação |
Fiquei dois dias, o que é o mínimo para poder conhecer e aproveitar essa cidade. Se você não conhece nada por aqui (essa foi minha segunda vez), seria ideal ficar pelo menos mais um dia. Minha estadia foi no Hotel Occidental Granada (Alhamar 46 48). Muito bom. Tranquilo de chegar a partir da estrada, tranquilo estacionar o carro. Bom atendimento, quarto bem confortável. Não é tão perto dos pontos turísticos, mas é bem tranquilo ir até eles. Quando você está viajando de carro, a prioridade da localização é um bom acesso, já que essas cidades históricas tem um centro com ruas estreitas de difícil movimentação. É preferível chegar tranquila com o carro e depois se locomover por outro meio de transporte para os passeios.
O maior ponto de atração para o turista em Granada é o complexo palaciano de Alhambra, um dos monumentos mais visitados da Espanha e Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Vale muito a pena conhecer esse que é um dos principais exemplos de arquitetura islâmica, mas é preciso programação: o número de visitantes/dia é limitado e o acesso só é permitido com hora marcada. Por isso, compre o ingresso com antecedência! Vai levar umas 4 h para que você conheça todas as partes do complexo e eu aconselho muito que você faça a visita com guia, pois tem muito história e muito detalhe pra apreciar.
Por conta de todos esses pormenores, minha visita já estava programada para o dia seguinte pela manhã. Então esse meu primeiro dia em Granada foi para conhecer o bairro de Albaicín, que fica numa das 3 colinas de Granada. As outras são a colina de Alhambra e o Sacromonte.
Albaicín é um bairro autêntico, por manter as características do passado árabe: pátios, fontes, casas brancas, azulejos coloridos. Cheio de ruas estreitas, ladeiras, calçamento irregular, então vá com sapatos confortáveis. Além dessa beleza própria, que já nos levaria até lá, esse bairro é famoso por ficar de frente para Alhambra, tendo mirantes de onde é possível ter uma vista panorâmica, além de um por do sol maravilhoso. Deixe para visitá-lo na parte da tarde, para poder apreciar o que ele tem de melhor.
Bairro de Albaicín com suas ruas estreitas e casas brancas. |
Passeie pelas ruas, visite um carmen - casa de estilo árabe com pátio, fontes e jardins, e também a Igreja de San Nicolás.
Pátio típico das casas do bairro |
Mesmo da rua, sem precisar estar num "mirador" Alhambra já domina a vista |
Por do sol chegando, hora de se posicionar melhor para apreciar |
De improviso, resolvemos dar um "upgrade" na nossa visita ao Albaicín, conseguindo lugar no El Balcon de San Nicolás para um drink. Em viagens a gente precisa de uma certa programação, mas o inesperado também tem seu lugar. Fiquei no bar durante o por do sol, tomando um Aperol e depois desci para o restaurante para jantar e finalizar o dia com a vista noturna, também muito bonita.
El Balcon de San Nicolás |
Anoitecendo no Albaicín |
Mais um brinde a um dia maravilhoso |
Assim terminou mais um dia de viagem, foi bom demais! O próximo será para conhecer Alhambra e eu conto num outro post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário