Confesso que só conhecia a cidade de Cartagena na Colombia. Quando fui organizar minha viagem pelo sul da Espanha, partindo de Barcelona onde estava num congresso, indo até a Andaluzia, precisava de paradas estratégicas nesse trajeto. Uma dessa paradas foi em Valência, como já descrevi em outro post. A seguinte foi em Cartagena.
É uma cidade portuária e base naval da região de Múrcia. Foi fundada pelos cartagineses mais ou menos em 220 a.C., com o nome de Cartago Nova. Era um porto movimentado e importante na época dos romanos e foi justamente a possibilidade de ver evidências dessa civilização que me fez escolher ficar aqui.
O que você acha de conhecer um teatro romano bem no centro da cidade? Pois é, eu cheguei com a expectativa lá em cima.
Cheguei à Cartagena de carro, vindo de Valência. São 270 Km. Fiquei hospedada por 1 noite no Hotel Los Habaneros (Calle de San Diego, 60). O hotel tinha uma localização boa, bem fácil de chegar de carro, e próximo do centro da cidade e suas atrações turísticas (dava para ir à pé), mas pela primeira vez me decepcionei com um hotel escolhido: instalações antigas e sem conforto; quarto escuro, pequeno, cama e banheiros ruins.
Quarto ruim, o jeito é sair logo para passear e conhecer a cidade. E veio mais uma surpresa: estava na hora da siesta, muita coisa fechada por isso, mas também muitos prédios abandonados, dando uma sensação estranha. Só melhorou quando chegamos à Praça São Sebastião, já próximo à orla. Aqui sim os prédios lindos estão conservados e a avenida a beira-mar toda reformulada.
Uma das fachadas do Palácio Consistorial na Plaza del Ajuntamiento |
Calçadão para chegar à beira-mar |
Estátua do "Marinero de Reemplazo" (marinheiro substituto) em homenagem aos soldados que vêm para Cartagena para o serviço militar na base naval |
Museu do Teatro Romano |
Passagem para o teatro |
No dia seguinte, já com as malas no carro, fizemos mais um tour pelas praias próximas antes de voltarmos para a estrada rumo à próxima parada: Granada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário