Andorra é um principado independente encravado nos Pirineus entre Espanha e França. Por conta do relevo montanhoso, um dos seus maiores atrativos, que o faz receber milhares de turistas, são as estações de esqui.
Mas para quem como eu, não esqui e não curte frio intenso, qual o atrativo de visitar Andorra? O que fazer lá fora do período de inverno?
Para quem gosta de compras, Andorra é um país onde as compras são isentas de impostos e esse é um grande atrativo, não? A capital Andorra-a-Velha, tem vários centros comerciais, além de uma rua principal, a Avenida Meritxell, onde estão boutiques, joalherias, lojas de eletrônicos e muito mais.
Ruas com centros comerciais e lojas de cada lado! |
Resolvi visitar Andorra num esquema de bate-volta a partir de Barcelona com carro alugado. Como era final de agosto, ou seja, verão, descobri que o principado tem um tesouro arquitetônico de igrejas de estilo românico, incrustadas em paisagens fantásticas de paisagens e lagos que vale a pena conhecer.
De Barcelona para Andorra-La-Vella, a capital, são 192 KM. A estrada é ótima (atenção que tem pedágio) e muito bonita. Como entramos em outro país, tem fronteira, mas é tranquilo. A moeda também é o Euro, fala-se catalão, espanhol e francês. Como normalmente se visita Andorra num day tour e pode não ter sido planejado com antecedência, vale lembrar do "roaming" do celular e autorização do uso do cartão de crédito. Fudamental isso, já que estamos num paraíso para compras.
Chegamos à capital no final da manhã. Andamos um pouco pelo centro, conhecemos a Ponte de Paris e a escultura de bronze de Salvador Dali - a "Nobreza dos Tempos",na praça da Rotonda, que também abriga o centro de Informações Turísticas, onde organizamos nossa rota pelas igrejas românicas. Fizemos um lanche num mercadinho de comida orgânica e partimos.
Ponte de Paris |
"Nobreza dos Tempos" escultura em bronze de Salvador Dali |
Com o mapa já com a localização das igrejas assinaladas, lá fomos nós!
A primeira que visitamos foi a Igreja de Sant Miquel de Engolasters. Uma das mais antigas, do século XII, e um dos mais belos exemplos dessa arquitetura românica, com nave retangular, abside semi circular com afrescos e um campanário com 17m.
A localização dessa igrejinha também é privilegiada. Tem uma vista linda de Andorra-La-Vella encravada nas montanhas.
Torre do campanário com seus 17m |
abside semi circular ainda com parte dos afrescos preservada |
Vista de Andorra-La-Vella |
Ainda bem próximo da igreja de São Miguel (na verdade tudo em Andorra é bem perto) fica o lago Engolasters, local de várias atividades ao ar livre, ótimo para passar o dia com a família.
Dá para ver o lago lá embaixo? Lugar lindo, cheio de pontos para picnic, trilhas e esportes aquáticos |
A próxima parada foi no Complexo Histórico de Les Bons no município de Encamp. No complexo, se encontra a Igreja de San Romá, uma torre de defesa, ruínas de um prédio civil e um depósito de água. Os edifícios tem uma posição estratégica, encravada numa saliencia de rocha, ideal para controlar a entrada do vale e das cidades. É lindo, mas prepare-se para subir bastante!
O complexo fica num popnto bem estratégico |
Começo da subida; depois fica mais íngreme |
Igreja de San Romá e seu alpendre |
Vista da cidade de Encamp |
Para finalizar o passeio fomos conhecer a Basilica Santuario de Meritxell. Na verdade é um complexo moderno, construido em 1976, já que o antigo foi destruído por um incêndio em 1972. Do santuário antigo resta a Igreja de Santa Maria. A basilica nova dedicada à Nossa Senhora de Meritxell, a padroeira dos vales de Andorra, do arquiteto catalão Ricardo Bofill, é ampla, tem muita luz e paz, além de uma vista privilegiada.
Basilica Santuario de Meritxell |
O lugar é lindo! |
Depois disso, retornamos para a capital Andorra-La-Vella para comer (almoco? jantar?), e fazer algumas comprinhas! Os perfumes e artigos de beleza estavam com ótimo preço. Alguns eletrônicos também tinham bom preço.
Fim do de um dia longo mas muito agradável, hora de retornar para Barcelona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário