Por incrível que pareça, depois de muito tempo viajando, ainda não conhecia Berlim. E era por falta de vontade; muitas outras opções eram para mim mais interessantes. Foi mais ou menos o que aconteceu com Londres com a diferença que lá rolou uma má impressão negativa (A surpreendente Londres). Mas a hora chega e a pergunta que não quer calar é: Por que não fui antes?
Portão de Brandenburgo maior cartão pstal da cidade |
Começando pela hospedagem, sempre um ponto importante que afeta o sucesso de uma viagem. Me hospedei no Hotel Indigo Berlin Centre-Alexanderplatz (Bernhard-Weiss Strasse, 5), um hotel boutique com quartos não muito grandes mas bem decorados e com facilidades. As camas eram uma delícia e o banheiro maravilhoso. Café da manhã (amo!) muito bom. Possui um restaurante bom também - La Maison de L'Entrecôte. A localização foi excelente; no Mitte, bairro central de Berlim que concentra a maioria das atrações turísticas. Muito próximo à Alexander Platz, onde há terminal de todos os tipos de tranporte público e também dos ônibus turísticos, e que é um grande centro comercial.
Durante os passeios também me interessei pelo bairro de Charlottemburg, antiga área britânica da Berlim Ocidental, repleta de bares, restaurantes, cafés e lojas. Fiquei com a idéia que também seria um bom lugar para ficar.
Fiquei por dois dias e duas noites; no terceiro dia saí de manhã para retornar à Munique, ponto de início dessa minha viagem. Não foi muito tempo, mas achei suficiente para conhecer a cidade.