sexta-feira, 18 de maio de 2018

Conhecendo o universo de Gaudi

Antoni Plàcid Gaudi y Cornet arquiteto que estudou, viveu, trabalhou e morreu em Barcelona, foi a maoir expressão do Modernismo Catalão, ramo do movimento art nouveau que pregava a integração entre arte, arquitetura e natureza. Esse movimento criou um modelo arquitetônico interessantíssimo e muito diferente, e faz parte de qualquer roteiro pela cidade de Barcelona conhecer e entender esse movimento artístico. Acredite você não se arrependerá!
Além de Gaudi existem obras de outros arquitetos que também odem ser conhecidas hoje como o Palau de La Musica Catalana e Hospital Saint Pau (falo sobre eles depois), mas as mais icônicas são as de Gaudi, que estão em sua maioria nessa cidade e num dia de passeio podemos fazer um "Circuito Gaudi", fazendo uma imersão de história, conhecimento e beleza. Vamos lá!
Você pode começão seu roteiro pelo Parc Guell.
Um pouco mais longe do centro e com espaços abertos, seria mais agradável de conhecer num horário de sol não tão quente, principalmente se a viagem for na primavera ou verão. Também é uma opção fazer a visita bem no final do dia para ver o por do sol, numa das melhores vistas da cidade de Barcelona.
A visita é paga, são 8 euros. O ingresso tem hora marcada para entrar (você pode atrasar só um pouco), mas você pode ficar o tempo que quiser. Como tem hora para entrar e pode haver fila (nos períodos de alta temporada), se deixar para comprar na hora, pode perder muito tempo esperando; é legal comprar com antecedência no site do parque. Outra dica legal é baixar o aplicativo do parque, pois cada azulejo, cada degrau, cada pilastra tem um explicação e uma história que valem a pena!
Pronta pra iniciar a visita - ao fundo um dos edifícios da entrada com a característica decoração com cerâmica partida.
Detalhes da Escadaria Monumental. 
Ainda na escadaria o dragão ou salamandra acima do escudo da Catalunha, todos feitos com trencadís a técnica de revestir com cacos de cerâmica.

Detalhe da salamandra que já se tornou um símbolo da cidade de Barcelona
Detalhe das colunas e do teto (incrível!) da Sala Hipostila
Jardins de Austria - área que seria destinada como condomínio no projeto inicial, mas se transformou num viveiro de plantas quando o parque se tornou público.
Vista da cidade a partir da praça superior, a Praça da Natureza.
Portico da Lavadeira
Rampa que liga o pátio superior ao inferior

Visão geral do parque através do segundo andar de uma das casinhas da área de acesso onde funciona uma livraria.
Bom, depois desse maravilhoso aperitivo vamos para aquela que é considerada a obra da vida de Gaudi, que dedicou mais de 40 anos a ela: o Templo Expiatório da Sagrada Família, em 2010 transformado em Basílica Menor da Sagrada Família, e que se  tornou o símbolo de Barcelona.
O templo teve sua construção iniciada em 1882 e a partir de 1883 Gaudi assumiu o projeto, chefiando a construção até sua morte em 1926. A construção continua até hoje com verba somente de doações e a data prevista para o término é 2026.
O projeto de Gaudi prevê uma igreja em forma de cruz latina, com 18 torres das quais 8 já estão cosntruídas. As fachadas laterais simbolizam a Natividade e a Paixão de Cristo. A fachada da Natividade juntamente com a cripta da igreja que se encontra abaixo do altar-mor foram executadas por Gaudi em sua quase totalidade, o que fez com que se tornassem patrimônio da UNESCO em 2005. A fachada da Paixão foi iniciada em 1952. A fachada central, ainda em construção, é a fachada da Glória. Para o interior da igreja Gaudi propôs uma estrutura que se assemelhasse a uma floresta, com um conjunto de colunas. Os vitrais são um capítulo a parte. São tantos detalhes, tantos simbolismos! 
A visita também tem hora marcada e seu ingresso contribui para a construção dessa maravilha. A entrada básica custa 15 euros, mas eu recomendo muito a Experiência Guiada por 24 euros, justamente porque são muitos detalhes, muitas histórias que valem a pena. Vai durar em torno de uma hora e depois você fica livre para ficar mais o tempo que quiser. A compra é feita preferencialmente pelo site.
Vista da fachada da Anunciação
Detalhe da fachada da Anunciação

Detalhe da fachada da Anunciação
Porta da Anunciação - entrada para o início do tour guiado

Essas torres já estão terminadas!
Fachada da Paixão

Detalhe da fachada da Paixão
Interior da Basílica com as colunas lembrando árvores
Interior da Basílica
Altar-Mor
Detalhe dos vitrais. Na hora da minha visita infelizmente a luz não favoreceu as fotos. Fui no começo da tarde. Acho que pela manhã seria ideal.
O mais legal pra mim na visita à Sagrada Família, é que eu já estive lá mais de uma vez: da primeira, só era possível ver a fachada da Anunciação; na segunda já existia a fachada da Paixão e as colunas do interior; nessa última as fachadas laterais estão prontas e o interior também, com todos os vitrais colocados. Mal posso esperar para voltar e ver a fachada da Glória pronta!
Próximo passo é partir para o Passeig de Gracia, no Eixample, onde estão duas casas feitas para particulares. A casa Milá e a a casa Batló.
A casa Milá no numero 92 do Passeig de Gracia, também é chamada de La Pedrera, pois achavam que ela se parecia um enorme bloco de pedra, mas na verdade, olhando para ela, não se vê uma só linha reta; parecem dunas de areia, ou ondas do mar. Típico de Gaudí usar formas que imitem a natureza! Como era costume na época, os andares inferiores do edifício serviriam para moradia do Sr Milá e os superiores para locação. Nessa casa a visita inclui o pátio interno, como seria um apartamento típico da burguesia (aqueles para locação), o ultimo andar todo abobadado onde funcionava a lavanderia e hoje uma amostra com maquetes do projeto e o melhor de toda a visita, o terraço! A visita custa 22 euros e tem um audioguia incluido. Acho que para todas as obras de Gaudí, guia, audioguia, smartguia são fundamentais para que não se perca nenhum detalhe! Tudo tem significado em cada obra; então só entrar e olhar sem entender não tem graça! Tem hora marcada para entrar (essa é a rotina), mas eu consegui comprar na hora, na propria casa, sem muita fila. Acho que de todas as obras de Gaudí essa é a menos visitada. Na alta temporada vale o mesmo conselho das outras: compre com antecedência pela internet.
Visão geral de La Pedrera - não há linhas retas na fachada, lembrando ondas ou dunas. Há quem diga que lembra uma colméia.
Detalhe da fachada externa
Portão de entrada
Detalhe do teto do hall de entrada
Prédio visto do pátio interno.

Detalhe da rampa de acesso do pátio interno para os andares
Apartamento mobiliado como na época - início do século XX

Sacada de ferro vista a partir de um dos quartos

Modelo de quarto
É uma surpresa muito grande chegar no terraço e dar de cara com essas chaminés!

Dá para acreditar que essa formas foram desenhadas e construídas em 1906?

O terraço é o ponto alto dessa visita.
E para terminar, a famosíssima Casa Batló! Situada também no Passeig de Gracia, número 43, podemos dizer que é a "cereja do bolo". Embora a Sagrada Família seja o trabalho da vida de Gaudí, a casa Batló, pequena e tão cheia de detalhes é uma jóia! Ele foi contratado por José Batló Casanovas para reformar um edifício de 1875. Foi feita uma reorganização do espaço, dois andares foram acrescentados, o terraço foi remodelado e as modificações criaram iluminação e ventilação natural. Assim como em La Pedrera esse também é um imóvel de renda, onde mora o proprietário e também locatários. Tanta beleza e fama tem um preço: muita gente na frente e nas filas! O ingresso tem horário marcado e deve ser comprado online com antecedência. O preço é maior que das outras atrações, mas tem desconto para compra online. O mobiliário é bem mais escasso mas o ingresso dá direito a um smartguide que mostra os ambientes totalmente decorados além dos vários detalhes incríveis pensados por Gaudí. A visita tem duração aproximada de 1 hora e o ingresso básico (com smartguide) sai por 24,50 euros. O fastpass para fugir das filas 29,50 euros e existe uma opção para o último horário (20h) que termina com um coquetel no terraço! Além da visita, o ingresso de 39 euros dá direito a dois drinks e tem música ao vivo esperando no terraço. Eu fiz a visita das 19h, então não tive o drink e a música mas já peguei o terraço iluminado e arrumado e um entardecer sobre a cidade de Barcelona bem legal.
Fachada da Casa Batló no Passeig de Gracia

Detalhe da parede toda colorida e da sacada e seu formato original
Detalhes das portas internas
Varanda da sala principal com a vista privilegiada do Passeig

As colunas tem detalhes interessantes e os vidros coloridos são lindos!
Área interna para iluminação e ventilação .
Varanda

Terraço

Entardecer no terraço da Casa Batló
É um universo lindo e diferente de tudo que já vi nessas minhas andanças! Aconselho qualquer pessoa que vá a Barcelona visitar pelo menos uma dessas "obras de arte"! A imperdível seria a Basílica da Sagrada Família em segundo a Casa Batló.

Em tempo: há o site e aplicativo Tiqets que vende ingressos para todas essas atrações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário