quarta-feira, 30 de junho de 2021

Salzburg - uma cidade linda!

    Salzburg é uma cidade linda, às margens do rio Salzach e tem muita história para contar! É a cidade Natal de Mozart e também onde estão as locações mais importantes do filme "A Noviça Rebelde" (The Sound of Music), atraindo para lá uma legião de fás. Para completar, tem uma localização que permite incluí-la em vários roteiros. Para quem vai conhecer o sul da Alemanha, a Austria como um todo, a Eslovenia e até a Croácia, ela pode ser incluida como uma parada durante o trajetofiz em de trem, e nessa ocasião fiquei em Salzburg 3 dias e 2 noites. Já contei tudo sobre essa estadia no link abaixo:

https://marcarrinho.blogspot.com/2014/09/cercada-por-musica-em-salzburg.html

    Nessa última visita em 2018, fiz uma viagem de carro de Munique a Liubliana, e Salzburg entrou como uma parada estratégica para descanso e almoço. Parece pouco tempo, mas Salzburgo é pequena e dá para conhecer o essencial. 

Trajeto de carro entre Munique e Luibliana, mostrando a posição estratégica de Salzburgo 
    

    Vou dar algumas dicas aqui do que você pode fazer em Salzburgo quando ela for uma opção de pit stop no meio de um trajeto. Vai dar para conhecer alguma coisa e com certeza vai ficar um gostinho de quero mais!

    Saindo de Munique são 143 Km até Salzburg e se sair cedo, você chega numa hora excelente para passear. 

    Eu iniciei o passeio pelos jardins do Palácio Mirabel. Sao maravilhosos e imperdíveis.


    Depois desse passeio, após um pequeno lanche (tem vários locais para lanche rápido na avenida em frente ao Palácio), resolvemos fazer um citytour naqueles ônibus Hip On Hip Off. Sempre acho que vale a pena usar essa artifício para conhecer os pontos turísticos. Com pouco tempo, você pode ter uma noção da cidade e escolher alguns lugares para conhecer sem perder muito tempo. Como em Salzburg a cidade em si é um ponto turístico, achei que valia a pena. No entanto, o trajeto foi longo para abranger algumas locações do filme "A Noviça Rebelde" mais afastadas do centro, e isso tomou um tempo precioso. Se você ficar mais tempo e quiser conhecer essas locações, o que vale, são lindas mesmo para quem não é fã do filme, recomendo um tour maior e temático (fiz na minha estada anterior em Salzburg, quando fiquei tres dias e duas noites). 
    Nessa visita só de passagem, dá para conhecer o essencial a pé mesmo.
  A cidade de Salzburg é dividida pelo rio Salzach. A parte onde está o Palácio Mirabel onde começamos o passeio, é a parte mais nova, com seus edifícios barrocos. Bem perto está a Makartplatz, onde está a igreja da Santissima Trindade e a Mozart-Wohnhaus, casa onde Mozart viveu por alguns anos. Ela pode ser visitada, mas na parte mais velha da cidade, existe a casa onde Mozart nasceu. Ambas são museus, mas a casa onde ele nasceu é mais completa e interessante para visitas. Se você tem pouco tempo aqui, opte por uma delas só. 
Igreja da Santissima Trindade

Casa onde viveu Mozart


Bem próxima à praça fica uma ponte de pedestres, a Makartsteg, de onde se consegue imagens muito bonitas da cidade.


Vista de parte da cidade a partir do rio Salzach

Na outra margem fica a parte mais velha da cidade, a Altstadt. Nela se concentram as construções medievais e barrocas importantes da cidade. Aqui dá para passear pela Getreidegasse, uma rua antiga, estreita, de comércio e que abriga a Mozart Geburtshaus, a casa onde Mozart nasceu. Passeando por aqui temos a Catedral de Salzburgo, a Residenz, antigo palácio do arcebispado e hoje galeria de arte. E dominando tudo de cima, a fortaleza de Hohensalzburg, com mais de 900 anos, uma das maiores da Europa e que propicia uma vista linda da cidade!
Residenz, Catedral de Salzburg e a fortaleza no alto.

    Nesse dia corrido de passeios, visitei a parte velha logo depois de visitar o Palacio Mirabel, deixei para o final a Makartplatz, onde almocei (bem tarde) na L'Osteria Salzbuirg (Dreifaltigkeitsgasse, 10), já voltando para o carro que ficou perto do Palácio Mirabel para seguir viagem até Liubliana.

Mesmo sendo uma visita corrida, deu tempo de sentar e desfrutar do ambiente maravilhoso!

Nesse mapa dá para ver a localização das várias atrações e como são próximas