Em setembro de 2018 fiz minha terceira visita à Munique! A segunda, que foi em 2014, está relatada aqui no blog. Mas Munique é uma cidade muito animada, interessante e a cada visita a gente descobre mais um detalhe, explora um pouco mais...
Um dos muitos lugares interessantes da cidade é o Englisher Garten. Ele é um dos maiores parques urbanos do mundo, com mais de 400 hectares e um grande canal artificial, o Eisbach.
Foi desenhado em 1789 e está dividido em 2 seções: a norte, mais popular e a sul, mais tranquila.
Como o parque é muito grande, maior que o o Central Park, por exemplo, é bom ir com tempo para desfrutar. Em cada uma de minhas viagens, fui conhecer uma parte diferente.
Em 2014, fui para almoçar no SEEHAUS - Kleinhesselohe, 3. O restaurante fica na beira do lago, é bem tranquilo, com menos movimento, para desfrutar de uma comida ótima. Foi nesse restaurante que eu conheci o drink que veio a se tornar meu preferido: o Aperol Spritz! Depois do almoço, aproveite para um passeio tranquilo à beira do lago.
Restaurante Seehaus |
As mesas da varanda com vista para o lago |
Vista que se tem do lago a partir do restaurante |
No entorno do restaurante, muitas mesas na beira do lago |
Almoçar com essa vista... tudo de bom! |
E eu conheci o Aperol Spritz! Amo! |
Na segunda visita ao parque em 2018, fui conhecer a parte mais animada, mais conhecida dos turistas. Usei como ponto de referência a entrada para a Torre Chinesa - Chinesischer Turm. A chegada já impressiona: a gente vê a torre, que foi construída como um pagode chinês (está explicado o nome), toda em madeira, com 25 metros de altura. Por questões de segurança não se pode subir na torre. Hoje em dia só ficam nela vários músicos de uma banda típica alemã, tocando e animando o ambiente. No entorno, um biergarten enorme! Mesas e bancos longos por todos os lados. Impossivel não sentar um pouco para apreciar a músca e a cerveja!
A foto não ficou muito boa, mas ao vivo é muito bonito. |
As vezes mais de um caneco...
Nesse ponto do parque é possível acessar as rotas (são 78 Km) para andar de bicicleta, passear ou correr. Daqui você pode escolher ir ao Monopteros, um colunata circular, no alto de uma colina, mais ao norte da Torre Chinesa, passear apenas por campos gramados e floridos onde se pode sentar, fazer pic nic, tomar sol, o que é muito frequente para os moradores da cidade.
Nós os turistas, em 99% das vezes vamos querer ver os surfistas de rio, famosos por aqui.
Eu aluguei um tuk tuk para conhecer uma parte do parque e ir até a parte sul onde está o Eisbach, um braço de rio canalizado que corta o parque e que próximo à ponte Himmelreich, por conta da redução de profundidade forma uma onda possível de ser surfada. É estreito, com cimento nas margens e no fundo, parece uma loucura! Só para experientes. Mas é legal de ver.
Caminhos parque a dentro |
Caminhos parque a dentro com ásvores lindas (todos sabem que adoro àrvores!) |
Sempre muitas bicicletas e áreas para descanso ou pic nics, principalmente em dias de sol! Eu dei sorte, estava no final do verão, os dias eram lindos! |
Chegando ao Eisbach, parece que estamos em outro lugar:
Vista da lateral do canal, dentro do parque |
Vista do alto da ponte |
Junta muita gente para ver esses "malucos" ir e voltar nesse canal estreito, surfando uma única onda que não termina nunca!
Estamos bem num dos limites do parque - a ponte já é na rua, a Prinzregentenstraße, que pode ser um ponto de referência se você quiser ir direto para esse ponto do parque (de repente fazer o contrário do que eu fiz e terminar na Torre Chinesa.
Aqui pertinho, nessa mesma rua está o Haus der Kunst, um museu de arte contemporânea, que pode completar o seu passeio.
O vídeo é para vocês terem uma ideía de como é ao vivo esse surf no rio! Atração imperdível de Munique e do Englisher Garten!