sábado, 1 de dezembro de 2018

Conhecendo a Costa Brava

Já falei sobre aproveitar a estada em Barcelona e ir à praia na cidade. Mas essa experiencia é mais para conhecer o local e aproveitar a infra estrutura da orla. Não é uma experiencia de praia como nós brasileiros estamos acostumados.
Se você quiser realmente curtir praia num cenário maravilhoso, separe um dia para sair de Barcelona e conhecer a Costa Brava, a região de litoral próxima à cidade.
Já aviso que vai haver uma overdose de fotos nesse post.
A melhor maneira de fazer esse passeio, mais um "bate-volta" a partir de Barcelona, é de carro. Alugue um carro para o dia e desfrute de um passeio tranquilo e com cenários sensacionais.
Vamos às partes práticas de planejamento: 

  • Quero curtir um dia de lazer na praia e relaxar do corre-corre dessas viagens, ou quero aproveitar o dia não só para ver praias mas para conhecer mais essa região?

Isso vai impactar por exemplo no horário para sair de Barcelona ( e não esqueça que ainda tem que pegar o carro alugado se for o caso) e no que é possível conhecer em um dia.
Para ser um dia de conhecer a região mais que curtir a praia, sugiro um passeio até Girona, a 103 Km de Barcelona, uma cidade medieval, com ruas estreitas, catedral gótica e muralhas, e depois passear pela orla da Costa Brava.

Eu preferi fazer um dia de descanso e relaxamento e fui direto para o município de Begur onde estão as calas (pequenas praias) mais lindas da Costa Brava.
Esse foi o trajeto que fizemos

Foram 134Km de Barcelona até Aiguablava a cala que eu escolhi para passar o dia.
O litoral de Begur é todo recortado por calas maravilhosas!

Parada para apreciar as belezas do lugar!

A estrada é ótima e já vai dando uma ideía do que vamos ver durante todo o dia
A chegada à praia tem um estacionamento (pago) e vamos descendo a pé por uma ruazinha estreita onde se vê várias lojinhas de produtos de praia e artesanato, bares e restaurantes.

Destino alcançado!

Alegria de quem vai curtir um dia de pé na areia, água salgada e desestressar!
O primeiro compromisso depois de chegar foi colocar o pé na areia! Relaxar, entrar na água (fria!!!) e deixar o tempo passar, só desfrutando...
A praia é pequena cercada de árvores e pedras
Pés na areia para desestressar!


A vegetação, as pedras e o mar de águas calmas (mas geladas!)!

Muitas pessoas vem pelo mar até a praia
Mar calmo, com muitas possibilidades para as crianças

A cara da felicidade!

Nada como o mar para recarregar as energias!
Depois desse tempo relaxando na praia, fui almoçar num restaurante bem no começo da areia, com vista para o mar, chamado TOC AL MAR (Carrer Platja d'Aiguablava). Comi uma paella muito gostosa! Ela tem uma cor diferente da que eu estava acostumada, mas era deliciosa!
Que tal almoçar com esse visual?

Um brinde de gratidão por ter o privilégio de poder realizar meu sonho de viajar pelo mundo!

Acreditem, estava deliciosa e olha que eu nem sou muito fã de frutos do mar! O vinho branco da foto anterior harmonizou perfeitamente!
Depois desse almoço, vale um passeio pela ruazinha cheia de lojas só para dar um tempo e depois praia outra vez. Nessa praia (cala) de Aiguablava além de curtir a areia e o mar, é possível alugar snorkel e fazer mergulho, é possivel alugar caiaque e prancha para stand up e também é possivel fazer um passeio de barco pela costa. Essa última foi minha opção para a parte da tarde. Já deixei o passeio agendado e com hora marcada e na hora certa foi só embarcar e aproveitar! O pier fica bem do lado direito da praia.
O litoral é todo recortado e muito bonito! Fui costeando até Llafranc e voltei.
Todo o litoral é recortado

Que vida dura! #sqn

O mar não é muito agitado o que torna o passeio muito agradável!

Lindo não é?


Llafranc tem mais edifícios e movimentação que Aiguablava.


Praia de Llafranc

O movimento de embarcações é grande


Foi um dia sensacional que vai ficar num lugar especial das minhas memórias de viagem! Até mais!