sábado, 1 de dezembro de 2018

Conhecendo a Costa Brava

Já falei sobre aproveitar a estada em Barcelona e ir à praia na cidade. Mas essa experiencia é mais para conhecer o local e aproveitar a infra estrutura da orla. Não é uma experiencia de praia como nós brasileiros estamos acostumados.
Se você quiser realmente curtir praia num cenário maravilhoso, separe um dia para sair de Barcelona e conhecer a Costa Brava, a região de litoral próxima à cidade.
Já aviso que vai haver uma overdose de fotos nesse post.
A melhor maneira de fazer esse passeio, mais um "bate-volta" a partir de Barcelona, é de carro. Alugue um carro para o dia e desfrute de um passeio tranquilo e com cenários sensacionais.
Vamos às partes práticas de planejamento: 

  • Quero curtir um dia de lazer na praia e relaxar do corre-corre dessas viagens, ou quero aproveitar o dia não só para ver praias mas para conhecer mais essa região?

Isso vai impactar por exemplo no horário para sair de Barcelona ( e não esqueça que ainda tem que pegar o carro alugado se for o caso) e no que é possível conhecer em um dia.
Para ser um dia de conhecer a região mais que curtir a praia, sugiro um passeio até Girona, a 103 Km de Barcelona, uma cidade medieval, com ruas estreitas, catedral gótica e muralhas, e depois passear pela orla da Costa Brava.

Eu preferi fazer um dia de descanso e relaxamento e fui direto para o município de Begur onde estão as calas (pequenas praias) mais lindas da Costa Brava.
Esse foi o trajeto que fizemos

Foram 134Km de Barcelona até Aiguablava a cala que eu escolhi para passar o dia.
O litoral de Begur é todo recortado por calas maravilhosas!

Parada para apreciar as belezas do lugar!

A estrada é ótima e já vai dando uma ideía do que vamos ver durante todo o dia
A chegada à praia tem um estacionamento (pago) e vamos descendo a pé por uma ruazinha estreita onde se vê várias lojinhas de produtos de praia e artesanato, bares e restaurantes.

Destino alcançado!

Alegria de quem vai curtir um dia de pé na areia, água salgada e desestressar!
O primeiro compromisso depois de chegar foi colocar o pé na areia! Relaxar, entrar na água (fria!!!) e deixar o tempo passar, só desfrutando...
A praia é pequena cercada de árvores e pedras
Pés na areia para desestressar!


A vegetação, as pedras e o mar de águas calmas (mas geladas!)!

Muitas pessoas vem pelo mar até a praia
Mar calmo, com muitas possibilidades para as crianças

A cara da felicidade!

Nada como o mar para recarregar as energias!
Depois desse tempo relaxando na praia, fui almoçar num restaurante bem no começo da areia, com vista para o mar, chamado TOC AL MAR (Carrer Platja d'Aiguablava). Comi uma paella muito gostosa! Ela tem uma cor diferente da que eu estava acostumada, mas era deliciosa!
Que tal almoçar com esse visual?

Um brinde de gratidão por ter o privilégio de poder realizar meu sonho de viajar pelo mundo!

Acreditem, estava deliciosa e olha que eu nem sou muito fã de frutos do mar! O vinho branco da foto anterior harmonizou perfeitamente!
Depois desse almoço, vale um passeio pela ruazinha cheia de lojas só para dar um tempo e depois praia outra vez. Nessa praia (cala) de Aiguablava além de curtir a areia e o mar, é possível alugar snorkel e fazer mergulho, é possivel alugar caiaque e prancha para stand up e também é possivel fazer um passeio de barco pela costa. Essa última foi minha opção para a parte da tarde. Já deixei o passeio agendado e com hora marcada e na hora certa foi só embarcar e aproveitar! O pier fica bem do lado direito da praia.
O litoral é todo recortado e muito bonito! Fui costeando até Llafranc e voltei.
Todo o litoral é recortado

Que vida dura! #sqn

O mar não é muito agitado o que torna o passeio muito agradável!

Lindo não é?


Llafranc tem mais edifícios e movimentação que Aiguablava.


Praia de Llafranc

O movimento de embarcações é grande


Foi um dia sensacional que vai ficar num lugar especial das minhas memórias de viagem! Até mais!

sábado, 24 de novembro de 2018

Visita à Montanha Sagrada de Montserrat

Um passeio que pode ser feito no estilo "bate-volta" partindo de Barcelona é a visita à Montserrat.
É um maciço rochoso situado à oeste do rio Llobregat, mais ou menos a 50 Km de Barcelona. Além da vista maravilhosa e boas trilhas para caminhada, é chamada de "Montanha Sagrada" por causa do mosteiro que abriga a "Moreneta", a Virgem de Montserrrat.
Eu fiz esse passeio com uma agência de turismo, fazendo o percurso de ônibus até Monistrol de Montserrat e daí para o Mosteiro fui de trem cremalheira. Se você quiser ir por conta própria, a melhor maneira é ir de trem, que sai da Plaza de España. O trem pode parar em Monistrol de  Montserrat e se faz uma conexão para o trem cremalheira, ou parar em Aire de Montserrat e subir de teleférico. Pode escolher!
O caminho até Monistrol é bem bonito.
Cruzando o Rio Llobregat

A caminho de Monistrol de Montserrat
Monistrol fica bem na base da montanha, então agora é subir! A subida é de trem cremalheira e dura mais ou menos uns 15 minutos. Sentando do lado esquerdo fica melhor para apreciar a vista!
Terminal da Cremalheira de Montserrat

Para quem vem de trem de Barcelona está tudo sempre bem sinalizado

A cremalheira é esse denteado que aparece 
A gente programa muita coisa numa viagem, mas às vezes algo sai do controle. Uma das dicas para fazer a visita à Montserrat é ter tempo bom para que a vista apareça em todo seu esplendor. No meu dia de passeio o tempo fechou repentinamente! Isso atrapalhou um pouco mas não tirou a "boniteza" do passeio. Outra dica bem legal é: leve sempre um casaquinho. Esfria sempre!
Cheguei à Montserrat num dia de tempo fechado e com muita neblina! Isso impediu que eu fizesse a subida pelo funicular Sant Joan até a parte mais alta da montanha com uma vista incrível e várias trilhas para passeio. Então, me ative a conhecer o Monastério e o seu entorno. Só isso já me tomou quase o dia todo! Talvez se você for amante de trilhas e passeios na montanha, seja mais interessante ficar no hotel que existe próximo ao mosteiro (Hotel Abat Cisneiros) e aproveitar mais o tempo nesse lugar especial.
Funicular de Sant Joan - olha a neblina!
No entorno do Monastério tem bastante coisa para ver e uma boa infra estrtutura: museu, loja, restaurante self-service.
Chegada à Montserrat

Vista da loja e mais ao fundo, encoberto pela neblina, o museu.
Mais um funicular agora para visitar o local onde a "Moreneta" foi achada

Casaquinho é ítem essencial nessa viagem!
Já que não pude curtir as trilhas, fui direto conhecer o Mosteiro! É um mosteiro beneditino e uma basílica que abriga a imagem de Nossa Senhora de Montserrat, a padroeira da Catalunha.
Foi construido próximo à gruta onde a imagem foi encontrada (Santa Cova). A primeira basílica românica foi construída em 1025 e foi destruída e reconstruída no século XIX. Tornou-se reduto da cultura catalã no século XX, durante a ditadura franquista. Tudo por conta de uma imagem de nossa senhora que segundo a lenda foi achada por garotos em uma gruta em Montserrat, no ano de 880, após terem ouvido vozes e luzes. Contam que houveram tentativas do bispo de levar a imagem para Manresa, mas ela ficava pesada demais e o bispo entendeu que a Virgem queria ficar permanecer na montanha. O mosteiro foi construído no século XII e posteriormente a Basílica para abrigar a imagem.
A entrada para o complexo do Mosteiro é feita através de um portal com o símbolo de Montserrat.
Portal de entrada para o Mosteiro e Basílica de Montserrat
Vamos caminhando e somos recebidos por uma estátua de São Jorge de Josep M. Subirachs (1896). São Jorge também é padroeiro da Catalunha, pois conta a história que o conde catalão que lutou contra os muçulmanos e foi vencedor, o fez sobre a proteção de São Jorge que veio em pessoa ajudar Barcelona.
O mais interessante nessa imagem de São Jorge são os olhos! Eles te acompanham durante toda a caminhada!
Sob o olhar de São Jorge chegamos à Plaza de Santa Maria, com suas arcadas e de onde se tem uma idéia da grandeza do  mosteiro.
Da praça podemos acessar a Basílica, a Claustro e o hotel e restaurante Abat Cisneros.
Visão do claustro do mosteiro

Detalhe da passagem para chegar à Basílica

Átrio e entrada da Basílica

Lado direito do átrio com a fila para ver a "Moreneta" já formada
A praça é muito ampla e a passagem e o átrio para chegarà Basílica muito bonitos. Existe a possibilidade de chegar bem próximo à imagem de Nossa Senhora, mas normalmente tem fila, que começa do lado de fora da igreja (procure no lado direito do átrio) e pode demorar para conseguir subir para vê-la (ela fica colocada no meio do altar central). Também é imperdível assistir a apresentação do coro de meninos da Escolania de Montserrat. Como a apresentação dos meninos tem horário certo e a igreja enche, minha dica dependendo da hora que você chegar é priorizar entrar e assistir a apresentação que vale a pena! Eles cantam de segunda a sexta-feira às 13h e às 18:45h; domingos e feriados às 12h e às 18:45h.
Mas, também tem o seguinte: depois da apresentação a fila para ver a imagem de Nossa Senhora de perto aumenta! Então, programe bem seu tempo!
Eu preferi não subir para ver a imagem de perto, já valeu demais estar lá dentro, rezar e assistir a apresentação dos meninos.
Detalhe do altar central com a imagem de Nossa Senhora no centro e no alto

Escolania de Montserrat cantando 
Saindo da igreja, almocei no restaurante do Hotel Abat Cisneiros, localizado dentro da área do  mosteiro. Recomendo!
Depois do almoço, me concentrei na parte próxima à estação do trem, onde estão as lojas e o museu. Ali próximo fica também o Mirador dos Apóstolos e nessa altura do passeio a neblina já havia se dissipado e a vista da montanha já estava mais aberta.
Vista do Mirador dos Apóstolos

O tempo estava feio, mas pelo menos já estava sem neblina!

Mirador dos Apóstolos
Eu voltei para Barcelona pela estrada, o que me fez ter uma perpectiva diferente dessas incríveis e diferentes montanhas.
Foi um dia lindo, cheio de paz e boas energias! Só posso agradecer!
Junto à Basílica fica esse local onde é possível acender uma vela e agradecer tudo de bom que nos acontece quando viajamos e também toda a proteção oferecida àqueles que deixamos nos esperando voltar!