O interior da França é muito lindo!! Vale a pena conhecer.
Você pode fazer isso de trem - a malha ferroviária é extensa e o TGV (trem de alta velocidade) é tudo de bom!
Mas, eu pessoalmente prefiro viajar de carro. Dessa maneira você passa por estradas bem conservadas, que cortam varias cidadezinhas maravilhosas. Programando as distancias e as paradas, dá para conhecer muita coisa.
Importante: a França é um dos poucos países onde você precisa ter a Carteira de Motorista Internacional para alugar um carro. Você faz no DETRAN e ela vale por um ano. Nunca é demais lembrar que ela só tem valor junto com a sua CNH do Brasil - tem que levar as duas.
Pensando numa viagem partindo de Paris em direção ao sul, tem uma cidade nos Pirineus que vale uma parada: chama-se ROCAMADOUR. É uma cidade diferente, interessante e linda, construida em um penhasco, com um afluente do rio Dordogne abaixo.
Rocamadour fica a aproximadamente 450 Km de Paris, é uma cidade pequena, tranqüila (apesar dos turistas), e com uma paisagem deslumbrante. Foi um centro importante de peregrinação no passado e até hoje, uma das atrações é visitar a Virgem Negra de Rocamadour e a via Sacra que sobe penhasco acima entre as árvores. Lindo demais.
Se pode visitar o castelo, no ponto mais alto da cidade velha e depois dois níveis da cidade antiga. A descida pode ser feita de funicular ou a pé, que eu acho muito mais interessante. A cidade baixa tem lojas de artesanato, e comida local: frutas secas ou em compota e deliciosos produtos a base de fois gras. Ia me esquecendo: não dá para não provar a cidra!
Para quem se interessa, é nessa região que estão as cavernas do sítio arqueológico de Lascaux e suas pinturas rupestres.
A cidade apesar de pequena tem vários hotéis e pousadas muito aconchegantes. Acho interessante ficar na cidade por duas noites e um dia; se você sair de Paris cedo, vai chegar a Rocamadour a tarde, incluindo parada para o almoço. Então, voce pode começar sua visita com um jantar em um dos vários restaurantes da parte nova da cidade, com uma vista incrível para a cidade velha iluminada. No dia seguinte é aproveitar a cidade velha e seus vários ângulos e níveis e no dia seguinte cedo sair para o restante da viagem.
Eu fiquei num hotel chamado Le Troubadour, administrado por Madame Marie (que cuida da cozinha e faz um café da manhã maravilhoso) e seu marido. O prédio é uma antiga fazenda do século XVII, bem na entrada da cidade, mas todo reformado. Coloco fotos abaixo para que tenham uma idéia do local.
Nessa visita a gente conhece uma parte da França bem diferente e aproveita a tranqüilidade para se refazer da agitação de Paris!